APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Clara iniciou suas atividades acadêmicas em março de 2004, com base em autorização constante na Portaria nº 3.442, do MEC, de 18 de novembro de 2003 e cujo ato foi publicado no Diário Oficial da União em 19 de novembro de 2003. Esse Curso tem como mantenedora a Santa Clara Cursos e Treinamentos Ltda., CGC/MF 01.763.991/0001- 27, com sede à Rua José do Patrocínio número 26 na cidade de Santa Maria, RS.

Santa Maria está localizada na região central do Estado e conta com uma população de 263.403 habitantes. No contexto regional, a cidade está situada na região fisiográfica da depressão central do Rio Grande do Sul e é composta por 32 municípios, perfazendo um total de 575.442 habitantes, segundo dados do IBGE. Além da questão geográfica, a cidade tornou-se, pelo seu desenvolvimento, um ponto de convergência regional constituindo-se em um pólo comercial, de educação e de serviços em saúde entre outros.

Como pólo educacional a cidade se notabiliza pela presença de uma universidade pública federal, uma privada, um centro universitário e quatro faculdades particulares. O conjunto dessas instituições oferece, anualmente, cerca de 4.400 vagas em cursos de graduação. Essas vagas foram disputadas por um contingente aproximado de 20.000 candidatos inscritos no vestibular de verão no ano de 2009. Observa-se, portanto, uma procura muito grande por formação de nível superior na região de influência da cidade de Santa Maria.

Na área de saúde, Santa Maria é, também, reconhecida, no Estado, como um pólo assistencial da macrorregião centro-oeste do Estado, que abrange a 4ª e a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo, inclusive, sede da 4ª Coordenadoria que abrange 32 municípios da região centro do Rio Grande do Sul. O contingente populacional assistido pela rede de serviços de saúde dessas Coordenadorias é de 1.134.110 habitantes. Essa população é assistida em unidades básicas de saúde, em serviços de pronto atendimento, em diagnóstico e atenção especializada, bem como atenção hospitalar.

Conforme o Plano Municipal de Saúde do ano de 2008, Santa Maria conta com 32 unidades de atenção básica de saúde, dentre essas, 16 com Estratégia de Saúde da Família, duas para pronto atendimento adulto e infantil e 14 unidades básicas de saúde.

Os serviços especializados e de atenção secundária são prestados pelos centros de diagnóstico e atenção secundária, de especialidades odontológicas, de atendimento de tuberculose e hanseníase e de apoio psico-social. Tem-se, ainda, a Policlínica do Rosário, o Ambulatório de Saúde Mental, o Hospital Municipal Casa de Saúde e o Programa de Redução de Danos. No que se refere à atenção terciária, o município dispõe de três instituições hospitalares privadas e uma pública.

Para atuar nesse cenário, o egresso do Curso de Enfermagem recebe uma formação que contempla, além dos estudos relativos às competências técnicocientíficas e sócio-políticas, uma significativa carga horária teórico-prática, representada por mais de 50% da carga horária total do Curso, operacionalizada desde o seu início.

É oportuno salientar que as atividades de ensino e aprendizagem buscam uma efetiva integração com as necessidades da comunidade e dos serviços de saúde, tal como preconiza a legislação vigente para a área da saúde e/ou enfermagem, o que reflete a visão de um novo paradigma na formação de enfermeiros.

Nesse cenário, o Curso de Graduação em Enfermagem, formará um enfermeiro que seja capaz de atuar, colocando em igual relevância, as competências técnicocientíficas e sociopolíticas, com foco no cuidado humano, sob a ótica da integralidade.