APRESENTAÇÃO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial será um profissional focado em transações comerciais, capaz de prestar atendimento às organizações nas diversas formas de intervenção como: Varejo, Atacado e Representação de qualquer setor. 

Atuar como mediador no fluxo de informações e relacionamento com os clientes e fornecedores, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa podendo fornecer serviços de gestão e coaching. Mobilizar, organizar e gerir negócios, de forma crítica, reflexiva e transformadora, com comportamento ético, compreensão da natureza humana, respeito à diversidade, sempre gerando resultados positivos a si, a seu grupo, à organização e à sociedade, de forma sustentável.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da FISMA deverá apresentar competências e habilidades necessárias relacionada a cada eixo, sendo capaz de:

·   GESTÃO FINANCEIRA: Realizar cálculos financeiros utilizando calculadora (comum, financeira ou científica) através de técnicas de matemática comercial efetuando cálculos financeiros e apoio a tomada de decisão; Analisar planilhas e gráficos, estabelecendo cenários financeiros para investimentos, diminuir custos e análise de riscos; Compreender o processo de formação do preço de venda, custos, volume e lucro.

·   GESTÃO DE MARKETING: Utilizar estratégias competitivas para o aumento das vendas e lucratividade da empresa; Ter visão holística, percebendo mudanças e inovações do mercado e sobre seu consumidor, concorrente e mercado geral; Exercer práticas de relacionamento e fidelização de clientes; Conhecer softwares para realizar diagnóstico organizacional e ações de venda; Planejar ações criativas e inovadoras para consumidores.

·   GESTÃO DE OPERAÇÕES: Analisar e solucionar problemas financeiros e organizacionais; Utilizar com segurança e agilidade as planilhas eletrônicas e os gráficos para controle e gestão organizacional; Criar estratégias, tendo habilidades para estabelecer metas e alinhar suas otimizações locais ao ganho da empresa; Elaborar ações organizacionais relacionadas a melhorias da estrutura da empresa. 

·   GESTÃO DO VAREJO: Domínio na gestão do comércio; Habilidade no trabalho em equipe; Capacidade de criatividade e inovação; Conhecer processos e sistemas de gestão organizacional; Formar equipes de vendas e estipular metas; comunicar de forma clara e persuasiva; Ser resiliente; Compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

GESTÃO DE PESSOAS: liderar grupos; se comunicar com facilidade e motivação; conhecer leis e rotinas administrativas, planos de carreira; executar recrutamento, seleção e treinamentos de pessoal; orientar, interagir com colaboradores e grupos; planejar ações motivacionais, campanhas e zelar pelo bom ambiente organizacional.