08/08/2017 15:01:47

FISMA formaliza convênio com universidade europeia

Entre os dias 7 e 23 de julho de 2017, o professor da FISMA, Fabrício Coutinho Kubaski, esteve em Portugal, para formalizar a assinatura do protocolo entre a FISMA e a Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Entre os dias 7 e 23 de julho de 2017, o professor Fabrício Coutinho Kubaski, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais, Empreendedorismo e Inovação (NURIEI) da FISMA, esteve na cidade do Porto, em Portugal, para formalizar a assinatura do protocolo de cooperação entre a FISMA e a Universidade Fernando Pessoa (UFP).

A Universidade Fernando Pessoa destaca-se em Portugal e na Comunidade Europeia pela excelência dos seus cursos e pelo forte componente de internacionalização. Conta ainda com um Hospital-Escola com 200 leitos e equipado com o que existe de mais avançado na Europa em tecnologia médica, o que torna a Universidade Fernando Pessoa a única universidade do país autossuficiente na formação clínica dos seus atuais alunos e garante-lhe todas as condições técnicas e exigências legais para o mercado internacional de educação.

Segundo o Diretor da FISMA, professor Ailo Valmir Saccol, este protocolo de cooperação representa um importante marco na história da FISMA, pois dá início ao processo de internacionalização da instituição, que passa a assumir o estatuto de Instituição Academicamente Afiliada (IAA) à Universidade Fernando Pessoa. A partir desta parceria, a FISMA efetivamente se insere em um contexto de instituição globalizada, passando a contar com o que há de mais moderno, em termos técnicos e tecnológicos, no mercado internacional da educação (neste caso, a Europa). Com isso, progressivamente, estes recursos passarão a ser incorporados no processo de qualificação acadêmica da instituição e na prestação dos serviços voltados ao desenvolvimento empresarial e social de Santa Maria e região.

Dentre os termos previstos no âmbito do protocolo, estão: a organização conjunta de cursos livres, cursos de especialização (com dupla certificação: nacional e internacional), seminários e demais ações de formação; além disso, a FISMA assume, também, o papel de facilitadora para os profissionais brasileiros acessarem aos cursos de pós-graduação, em nível de mestrado, doutorado e de pós-doutorado em Portugal e, ainda, passa a contar com a colaboração de docentes da UFP, na condição de consultores, para o desenvolvimento de ações acadêmicas e de prestação de serviços prestados à comunidade empresarial.

Para o professor Fabrício Kubaski, Coordenador do NURIEI e pós-graduado pela Universidade Fernando Pessoa, esta parceria também viabilizará a organização de missões empresariais estratégicas ou visitas de estudos, nas quais empresários locais, alunos e egressos da FISMA e demais interessados poderão conhecer localmente ambientes de negócios portugueses e europeus, conforme contexto de desenvolvimento e interesse dos empresários locais. Kubaski afirma que tanto os alunos, como os professores, egressos, empresas de toda região, do Estado e, por que não, do Brasil, poderão se beneficiar com as oportunidades que surgirão por meio desta parceria.

A partir desta parceria, a FISMA reitera o seu compromisso com o ensino superior, honrando com sua missão: “Formar indivíduos através da educação superior, tornando-os capazes de buscar no trabalho o seu desenvolvimento social e econômico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

professor Fabrício Coutinho Kubaski na UFP