13/11/2017 11:01:07

FISMA participa de evento em Brasília.

A FISMA estava presente no evento MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIO: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, que ocorreu em Brasília, no dia 07 de novembro.

Aconteceu no último dia 7 de Novembro, em Brasília, na Sede da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES, o evento: MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIO: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO. O objetivo foi apresentar e discutir as principais mudanças dos novos instrumentos de avaliação de curso e Instituições. Segundo o vice-diretor da FISMA, prof. Marcos Hübner, havia uma expectativa muito grande para a divulgação dos instrumentos e dos novos marcos regulatórios, afinal, as Instituições dependem destas diretrizes para se organizarem e definirem suas políticas de desenvolvimento.

Para o prof. Marcos Hübner “a impressão é de que houve uma grande mudança, que deverá beneficiar as Instituições comprometidas com um modelo de gestão que integra a comunidade acadêmica. Gestores, professores e, principalmente os alunos passarão a assumir novas responsabilidades sobre o cumprimento dos objetivos do seu curso. As mudanças representam um redirecionamento político da secretaria de regulação do MEC – SERES, isto é, diminui o caráter fiscalizador para assumir um papel preponderantemente gestor com as instituições, sem perder a capacidade de manter-se guardiã da qualidade. Para isso, a comissão permanente de avaliação interna – CPA, os núcleos estruturantes dos cursos – NDEs, os colegiados de cursos, os diretórios acadêmicos entre outros, deverão ter um papel fundamental”. O novo decreto deverá ser publicado no DIÁRIO OFICIAL  DA  UNIÃO  - DOU  nesta semana.

prof. Marcos Hübner, Vice-Diretor da FISMA, no evento promovido pela ABMES em Brasília.

FISMA