13/11/2017 17:41:32

Novidade para os alunos FISMA.

Os acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da FISMA, no mês de outubro, tiveram a oportunidade de participar de uma simulação de práticas em uma sala de Aprendizagem Ativa.

Os acadêmicos do curso de graduação em Psicologia da FISMA, no mês de outubro, tiveram a oportunidade de participar de uma simulação de práticas em uma sala de Aprendizagem Ativa que a instituição irá inaugurar no próximo semestre.

A FISMA é umas das instituições pioneiras na região em propor um modelo de metodologia ativa, estamos felizes por adotar práticas semelhantes a instituições norte americanas, inovando o método de ensino, e procurando adequá-los para que os acadêmicos possam explorar os avanços das tecnologias educacionais. Essa proposta didática se difere do modelo de sala de aula convencional, não havendo enfileiramento de carteiras, voltadas para o professor. Os graduandos são organizados em grupos e o professor circula pelas mesas para dar orientações e tirar dúvidas sobre as atividades propostas, nesta aprendizagem o aluno assume uma postura ativa, na qual resolve problemas, realiza discussões, desenvolve projetos, estudos de casos, monta empresas fictícias, onde será o protagonista da sua construção do conhecimento.

Conforme o acadêmico Gian Paulo Girotto “O modelo de ensino de Metodologia Ativa possibilita a participação ativa de todos os sujeitos envolvidos, não há a distância entre a lousa ou o docente e o acadêmico. Assim é possível apreender o conhecimento que permaneça atuante em nossa formação e como futuros profissionais, diferente do modelo tradicional onde há a perda ou esquecimento das informações em um curto espaço de tempo.  Este modelo de ensino faz sentir-nos responsáveis e comprometidos com a nossa aprendizagem. Enfim, é um passo importante que contribui para o nosso sucesso institucional, acadêmico e profissional”, conclui Gian.

Na sala de aprendizagem ativa o professor coloca a sua experiência e seu conhecimento a serviço da criação de situações de aprendizagem, onde o aluno terá possibilidade de construir concepções prévias através da interação com os colegas, com os recursos tecnológicos e com professor, oportunizando uma maior compreensão do conhecimento e desenvolvendo uma análise crítica das situações ou desafios propostos, segundo a acadêmica Andressa Nascimento “A sala de metodologia ativa é uma nova experiência para os acadêmicos, pois permite maior interação do aluno com sua aprendizagem fazendo com que tenha mais autonomia, como também promove um trabalho mais igual entre aluno e professor".

Aguarde essa novidade.

Sala de Aprendizagem Ativa