11/12/2017 16:46:22

Curso de Enfermagem da FISMA promove Disciplina Interdisciplinar

Professoras do curso de Enfermagem da FISMA promovem Disciplina Interdisciplinar para discentes.

As professoras do curso de Enfermagem da FISMA, Daiany Donaduzzi, Gisela Flores, Priscila Kurz e Aline Wachholz, as quais ministram as disciplinas de Saúde da criança, do adolescente e da mulher, Saúde do Idoso e Saúde mental, respectivamente, reuniram-se para promover uma Disciplina Interdisciplinar.

A disciplina teve como objetivo despertar a criticidade e a reflexividade dos alunos, sendo que difere das demais, pois não trazer em sua essência, nenhuma lista de conteúdos prescritos, mas tornando realidade a partir das necessidades dos alunos e professores em estudar um determinado tema, o qual é gerador para solucionar uma questão ou problemática do mundo do trabalho, do universo familiar, social, histórico e cultural.

Segundo a professora Daiany, “a disciplina conta com a atuação de quatro professores, os quais deverão compartilhar o mesmo momento em sala de aula, tendo a competência de socializar saberes, mediar relações e gerir o processo educativo. Os professores têm importante papel como orientador e condutor do processo na disciplina, através dos temas interdisciplinares relativos ao semestre”.

Conforme Lisiane Almiron, acadêmica do curso de Enfermagem, “a atividade interdisciplinar é a união dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Enfermagem da FISMA. Nesse semestre, trabalhamos na forma de portfólio, em que conseguimos expressar nossas certezas, fazer nossas críticas e ainda levantar dúvidas sobre os mais diversos temas. Em cada assunto proposto, foi possível aprofundar os conhecimentos, ainda trazer nossas bagagens de vida e de experiências adquiridas”. A aluna destaca ainda que os professores foram excelentes mediadores nessa construção.

Parabéns a iniciativa das professoras envolvidas na disciplina.

Disciplina Interdisciplinar