15/03/2018 15:03:52

Cursos de Administração e Gestão Comercial realizam Projetos de Pesquisa Interdisciplinares para dis

Neste primeiro semestre de 2018, os docentes dos cursos de Administração e Gestão Comercial apresentaram aos diferentes semestres desses cursos os Projetos de Pesquisa Interdisciplinar (PPIs).

Esses projetos visam proporcionar aos discentes dos cursos a interdisciplinaridade de forma muito próxima à práxis empresarial na região central do Rio Grande do Sul (RS). Convém destacar ainda que, projetos interdisciplinares, incentivam o desenvolvimento de competências como a visão sistêmica para os alunos, bem como a capacidade analítica frente ao contexto organizacional pesquisado.

Os projetos desenvolvidos neste primeiro semestre, para o curso de Administração, envolvem: o 5º semestre do curso de Administração, com as disciplinas de Gestão de Marketing I, Gestão Estratégica e Gestão da Produção II. Por meio deste projeto, os alunos irão fazer o diagnóstico e o planejamento estratégico e funcional em empresas localizadas na região central do RS. Já os alunos do 7º semestre do curso de Administração, irão realizar um PPI envolvendo as disciplinas de Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Projetos e Negócios Empresariais. Nesta ocasião, os discentes deverão avaliar a relação entre as três áreas no ambiente empresarial, como também investigar ferramentas, indicadores e, certificações relacionadas à área de qualidade, e como ocorre a estruturação da gestão do conhecimento neste contexto pesquisado.

No curso de Tecnologia em Gestão Comercial, o Projeto de Pesquisa Interdisciplinar envolve as disciplinas de E-commerce, Gestão de Pessoas II e Gestão de Operações II, as quais compõem a grade curricular referente ao terceiro semestre deste Curso. Sendo assim, o objetivo geral deste PPI é que os alunos analisem como uma empresa de e-commerce de Santa Maria desenvolve suas atividades de gestão, relacionadas à tecnologia web, pessoas e operações (qualidade). Mais especificamente, os discentes deverão verificar qual sistema utilizado para negócios online; identificar programas de incentivos e benefícios utilizados pela empresa; e por fim verificar ferramentas e indicadores de qualidade, entre outras práticas e ações realizadas pela empresa.

De acordo com Antônio Lima, docente dos cursos de Administração e atuante em diferentes PPIs em semestres anteriores junto às disciplinas das áreas de Economia e Direito (juntamente com a professora Ariele Lopes), esses projetos são relevantes para a formação do aluno “uma vez que ao relacionar as diferentes áreas da gestão, o aluno terá uma visão holística diferenciada do mercado, tornando-se um Gestor Estratégico”. Antônio salienta ainda, a importância da interdisciplinaridade para a realização de exames como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em que as questões são propostas relacionando diferentes áreas da gestão.

Professor Antonio Lima, do curso de Administração.