04/04/2018 18:14:11

Diretor Geral da FISMA realiza visita à Universidade Fernando Pessoa em Portugal.

O Diretor Geral da FISMA, Dr. Ailo Valmir Saccol, juntamente com Fabrício Kubaski, Coordenador do NURIEI da FISMA estiveram na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 17 e 24 de março de 2018.

A viagem foi realizada com o objetivo de consolidar o protocolo firmado com a Universidade Fernando Pessoa (UFP) e prospectar novas parcerias institucionais.

Nesta ocasião, foi possível estreitar os laços com a UFP em diferentes frentes e notar diversas semelhanças que aproximam as Instituições. Conforme Ailo Saccol, “as histórias das duas instituições e como pensamos a educação são pontos em comum. Há um grande compromisso com a educação, buscando desenvolvê-la e priorizá-la”, afirma. Além disso, o Diretor destaca que algumas das ações realizadas pela UFP, que auxiliam na formação dos alunos, são realizadas pela FISMA também; e a busca por novas práticas e oportunidades são sempre almejadas, o que sinaliza uma aproximação da filosofia de atuação dos negócios.

Desse modo, além de estreitar os laços institucionais, foi possível prospectar novas modalidades de parceria, que envolvem a formação discente e a prestação de serviços privados.

No quesito ensino, a aproximação das Instituições avança os trabalhos a fim de vislumbrar a possibilidade de intercâmbios a serem realizados pelos alunos e professores da FISMA e da UFP. O formato desta possibilidade passa agora a ser planejado, haja vista a necessidade de alinhamento das estruturas curriculares dos cursos.

Ainda no âmbito do ensino, outras possibilidades que surgiram são: a realização de uma pós-graduação presencial no Brasil, em Gestão da Saúde, que contaria com o know-how dos professores europeus, bem como a transmissão online de cursos e eventos realizados no Hospital-Escola da UFP ligados à área da saúde, na modalidade de ensino à distância.

Já quanto à possibilidade de prestação de serviços especializados, aproximou-se ainda mais a vinda de consultores internacionais para a realização de serviços atrelados às áreas da saúde, da gestão e do agronegócio. As perspectivas para a realização desses serviços passa, neste momento, pela identificação de oportunidades e necessidades locais, sendo que a FISMA poderá trazer esses profissionais para atuarem localmente.

Outro objetivo alcançado com a visita a Portugal, reside na possibilidade de ser formalizado outro protocolo com uma nova universidade portuguesa, para oferecer cursos de pós-graduação na área do Direito. Esta frente será agora analisada pelo coordenador do (Núcleo de Relações Internacionais, Empreendedorismo e Inovação) NURIEI, juntamente com o Diretor da FISMA.

Por fim, salienta-se que a primeira turma que irá fazer mestrado e doutorado na UFP embarca no próximo mês de junho deste ano. Ademais, já estão abertas as inscrições para os interessados em fazer mestrado e doutorado no mês de janeiro de 2019. Para maiores informações, acesse http://www.estudenaeuropa.com.br/

Confira algumas fotos da viagem.

Professor Dr. Ailo Saccol, o Reitor da UFP, Dr. Salvato Trigo e o Dr. Filipe Macedo, coordenador do