28/05/2018 15:35:08

FISMA trouxe 1ª Jornada Nacional da Enfermagem para Santa Maria

De 22 a 24 de maio, a FISMA promoveu a primeira edição da Jornada da Enfermagem, juntamente com o seu já consolidado 3ª Simpósio do Curso Técnico de Enfermagem. O evento proporcionou momentos de reflexões sobre a Atenção Primaria à Saúde, palestras com profissionais importantes da enfermagem, apresentação de trabalhos e projetos em formato de pôster, além de momentos culturais que abrilhantaram ainda mais a Jornada.

O tema que norteou o encontro foi a “Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: avanços, desafios e possibilidades”, o qual proporcionou conhecimentos sobre a prática avançada em Enfermagem/Saúde, além da consolidação das políticas públicas do Sistema Único de Saúde – SUS. A jornada contou com a presença das conselheiras, Cecília Brondani e Nilza Lourenço da Silva, o qual representaram o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).

A coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FISMA acredita ter sido válido o evento para professores, alunos e profissionais presentes.

A troca de conhecimento pelos profissionais que vieram de fora nos mostrou ainda mais que a cidade de Santa Maria não está distante do cenário prático e teórico em que vivemos. Além disso, um dos assuntos mais abordados na maioria das palestras foi o “Cuidar em Enfermagem”, nos mostrando que, cada vez mais, os profissionais devem dar importância para todos os níveis de Atenção à Saúde, sendo eles: Primária (Unidades Básicas de Saúde (UBSs)), Secundária (Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)), Terciária (Hospitais) e Quaternária (Tratamentos específicos como, transplante de medula e hemodiálise). Afinal, tudo está interligado tornando uma única rede.

Parabenizamos a toda a equipe organizadora, alunos, colaboradores e palestrantes envolvidos neste grande evento que, com certeza, agregou ainda mais conhecimento a todos os participantes.

1ª jornada da Enfermagem e 3º Simpósio do curso Técnico