30/05/2018 16:07:11

Comunicado à Comunidade Acadêmica da FISMA | Suspensão atividades dias 29 e 30

As aulas e atividades nos dias 29 (turno noite) e dia 30 de maio (turnos manhã, tarde e noite) estão suspensas.

COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DA FISMA

Caros professores e alunos da FISMA, tendo em vista as últimas notícias acerca dos protestos que continuam em curso em nosso país, e os efeitos decorrentes destes, a Direção da Faculdade e da Escola Técnica, juntamente com os diretórios acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão Comercial, Enfermagem e Psicologia, e representantes dos alunos da Escola Técnica, apresentam as seguintes considerações:

1º - As decisões da Direção, até então comunicadas à comunidade acadêmica, estiveram sempre pautadas por informações e fatos concretos, obtidos diretamente com os diferentes órgãos de imprensa e empresas de transporte urbano. Esta medida vem sendo adotada desde o início da greve dos caminhoneiros, a fim de evitar decisões intempestivas movidas única e exclusivamente por versões superdimensionadas em redes sociais e demais vias de comunicação. Ao mesmo tempo, a direção manteve-se em contato direto com alunos e professores, a fim de dimensionar as dificuldades enfrentadas por estes para locomoverem-se até a Instituição. Nesse contexto, optou-se por manter a programação das aulas, com o bom senso de comunicar aos alunos “impedidos” de as frequentarem em razão das paralizações, que não seriam prejudicados com relação aos processos avaliativos. Além disso, a Direção sempre teve consciência de que haveria a necessidade de administrar, ao término do semestre, eventuais dificuldades dos alunos quanto às faltas, desde que comprovadamente vinculadas às paralizações. Portanto, desde o início, as decisões foram tomadas com o devido zelo para com os objetivos gerais das Instituições, embora cientes de que não haveríamos de atender satisfatoriamente a todos.

2º - Contávamos, igualmente, com o bom senso e a compreensão dos alunos, o que efetivamente se constatou em uma maioria; embora outra parte tenha, surpreendentemente, utilizado-se de meios e linguagem incompatíveis com valores e princípios democráticos e condizentes com o que se espera em momentos de dificuldades. Assim, a todos os alunos e alunas que nos enviaram e mails, que buscaram nos diretórios e demais representantes o diálogo, por meio dos quais sugeriram e reivindicaram em defesa de suas opiniões, cabe-nos agradecer pelas contribuições e exemplo de civilidade e cidadania. Aos demais, o nosso devido respeito, com votos de que possamos, diante de eventuais “crises” futuras, agirmos com maior apreço ao diálogo e respeito aos direitos de cada um.

Diante do exposto, convém registrar que, por meio dos mesmos meios de comunicação e fontes de informações de antes, entendemos que há fortes indícios de que não se regularizará a situação de falta de combustíveis, ao contrário do que se anunciava até o dia de ontem (28 de maio). Assim sendo, mantendo a mesma conduta de prudência pautada na objetividade da razão, assim como no princípio da razoabilidade e no respeito a todos, decidimos que diante dos últimos fatos e informações, estamos suspendendo as aulas no dia 29 e 30 de maio 2018, porém com a manutenção das demais atividades acadêmicas e administrativas. Esta decisão, por óbvio, esta pautada na autonomia que a Direção da FISMA possui, bem como nos deveres que lhe são devidos para com a sustentabilidade e o desenvolvimento da Instituição. Por isso, desde já devemos registrar que tal decisão implica necessariamente na readequação do calendário acadêmico, que será comunicado posteriormente.

No mais, como sempre, a direção continua atenta aos acontecimentos em curso, e poderá, se necessário, no exercício do seu direito, tomar novas decisões sobre a questão em pauta.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

A Direção

FISMA