28/06/2018 16:05:47

FISMA promove capacitação para o ENADE com alunos e professores

Nos dias 22 e 23 de junho, a FISMA recebeu o professor Dr. Augusto Niche Teixeira, o qual trouxe estratégias para o ENADE.

Nos dias 22 e 23 de junho, a FISMA recebeu o professor Dr. Augusto Niche Teixeira, Coordenador da Área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle (UNILASALLE).

Na tarde do primeiro dia, “Guto”, como é conhecido, realizou uma roda de conversa com professores componentes dos colegiados e NDEs (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de graduação da FISMA e facilitadores de cada curso da prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Na ocasião, foi apresentado o case do ENADE da UNILASALLE – Canoas, destacando estratégias desenvolvidas por esta Universidade e que podem ser replicadas na FISMA.

Durante a noite, Guto realizou o encontro com alunos dos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Psicologia. Entre os objetivos da palestra, destaca-se o convite aos alunos para também engajarem-se neste processo. Diante disso, o acadêmico do curso de Psicologia, Gian Girotto, destacou: “É necessário o empenho de todos para que, de fato, alcancemos os resultados necessários para que sejamos reconhecidos como profissionais e como uma excelente Instituição”, afirma.

Já no segundo dia, o palestrante realizou um workshop com todos os docentes dos cursos de graduação da FISMA. Nesta oportunidade, foi contextualizado sobre a realização e importância da prova do ENADE, ressaltando estratégias que o professor pode utilizar para envolver este Exame no cotidiano das disciplinas ministradas, diante de, por exemplo, diversos assuntos para mediação cultural com esta prova.

Além disso, foi mencionado sobre o papel docente na formação dos alunos, bem como, as responsabilidades que é levado para dentro da sala de aula e compartilhado com os alunos. Nesse sentido, reiterou a importância das metodologias ativas no engajamento de todos os acadêmicos, junto aos conteúdos ministrados.

Frente às reflexões trazidas por Augusto, a professora do curso de Psicologia, Lilian Winter, uma das promotoras do evento, destacou:

_“A fala dele (Augusto) mobilizou os professores no sentido de perceber que somos todos FISMA e que só coletivamente (professores, alunos, coordenadores e direção) podemos ter uma Instituição de excelência e que esse processo é longitudinal durante toda a graduação”. Para isso, Lilian afirma que “precisamos preparar nossos alunos todos os dias, a serem críticos e terem uma visão sistêmica e integrada da realidade vinculada aos conhecimentos que levamos a eles enquanto ciência e profissão”, conclui.

capacitação para o ENADE