17/08/2018 14:44:11

FISMA participa do Encontro Regional de Aposentados

No dia 8 de agosto, aconteceu o Encontro Regional de Aposentados no salão de atos do Instituto São José, em Santa Maria-RS. O encontro reuniu centenas de professores e funcionários aposentados de Santa Maria, Cachoeira do Sul (4º Núcleo) e São Gabriel (41º Núcleo), além dos sindicalizados (as) do CPERS.

A confraternização abordou diversos debates sobre políticas e direitos dos aposentados, apresentações culturrais, e ainda, palestra sobre valorização e qualidade de vida na 3ª idade. Os professores das FISMA, Denise Conterato e Marcos Simon, juntamente com alunos, realizaram orientações sobre saúde, aferição de pressão e a ação da “Caixa da Verdade”, a qual possibilita identificar, por meio de um visor, os vestígios de sujeiras presentes nas mãos, incentivando o cuidado e higiene diária.

A coordenadora pedagógica da FISMA, Márcia Romano Migliore, falou sobre “A arte de vida e a sabedoria de envelhecer”, abordou reflexões sobre a gestão do tempo, onde de um lado temos o Chronos, o qual é vivenciado pela grande maioria das pessoas e refere-se ao nosso tempo cronológico de vida. De outro lado, o tempo Kairós, essencial na 3ª idade, ele é um momento único, de transformação, de se reinventar, cuidar de si, melhorar a qualidade de vida e envelhecer com sabedoria.

Encontro Regional de Aposentados