07/12/2018 17:21:53

Curso de Psicologia da FISMA realiza visitas técnicas em instituições de restrição de liberdade

Alunos da disciplina de Psicologia Jurídica colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula

Quatro instituições de medidas socioeducativas receberam professores e acadêmicos do curso de Psicologia da FISMA neste segundo semestre de 2018. O objetivo das visitas técnicas da disciplina de Psicologia Jurídica foi desenvolver na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Nos meses de setembro e novembro, os acadêmicos tiveram contato com profissionais que atuam no Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi), na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase), na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e no Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso (IPF), em Porto Alegre. As visitas ficaram a cargo da professora da disciplina, Patricia Lucion Roso.

Uma roda de conversa foi promovida pelo psicólogo Rafael Stella Wellausen, do IPF, em 13 de novembro. O profissional falou aos alunos sobre o trabalho da psicologia nos hospitais de custódia. Conforme a professora Patricia, também foram apresentados casos clínicos, os programas de desistitucionalização e os projetos desenvolvidos pela equipe, além do perfil dos pacientes e das características do local. Ainda no mês de novembro, ocorreu visita técnica na Pesm, onde os alunos conheceram os projetos desenvolvidos no local e conversaram com apenados da liga laboral.

O Casemi e a Fase também receberam o curso de Psicologia da FISMA. Em 25 de setembro, foi realizada uma roda de conversa com a psicóloga Katiusci Lehnhard, além de interações com os servidores que atuam na Fase. Temas como ato infracional, Medida de Proteção e Semiliberdade foram abordados no Casemi em 18 de setembro. No local, os acadêmicos conheceram o trabalho dos profissionais e tiveram contato com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Acadêmicos interagiram com servidores da Fase