INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA - COM ÊNFASE VÍDEO CIRURGIA
Enfermagem

Introdução

Os instrumentadores cirúrgicos são profissionais de nível técnico que auxiliam durante os procedimentos cirúrgicos. Geralmente se fala muito pouco desses profissionais, mas eles são fundamentais na equipe multiprofissional. Os cirurgiões relatam que uma das preocupações antes de uma cirurgia é quem será o instrumentador. Pois esse é um profissional indispensável e que colabora em muito nos procedimentos.

O instrumentador é o profissional que auxilia o cirurgião no ato cirúrgico. Suas atividades compreendem desde a preparação dos instrumentos até à esterilização dos mesmos. Dentre as inerentes funções, a sua maior responsabilidade é com os instrumentos cirúrgicos e seu objetivo maior, assim como de toda a equipe cirúrgica, é a qualidade e segurança do procedimento cirúrgico, ou seja, tem um papel essencial em toda cirurgia.

A prática no campo da Instrumentação Cirúrgica representa um caminhar vinculado e subsidiário de ações médicas no espaço hospitalar de assistência de saúde, direcionando-a como alternativa de trabalho, com boas perspectivas para se desenvolver e firmar no cenário do trabalho e ainda oferecer à população maior segurança nos serviços ofertados e ao paciente melhores condições de apoio no ato cirúrgico.

 

Objetivo


                    Desenvolver habilidades específicas durante o ato cirúrgico;

                    Executar todas as atividades de sua competência, a nível de sua qualificação observando, reconhecendo e auxiliando no processo;

                    Capacitar profissionais da área da saúde com qualidade, favorecendo e protegendo o paciente através de uma cirurgia segura;

                    Suprir a demanda de profissionais capacitados para o mundo do trabalho.

                    Conhecer , reconhecer instrumentais de vídeo cirurgia.

                    Realizar procedimento técnico na área de atuação de instrumentação com aptidão técnica, embasado no conhecimento técnico científico da técnica laparoscópica;



 Pré-requisitos

Maiores de 18 anos, alunos ou profissionais da área da saúde (técnicos e enfermeiros) com ensino médio completo e instrumentadores formados na Fisma.
 

Carga Horária

Horas

Períodos

Teórica

230 horas

Inicio: 16/03/19

Término:24/08/2019

Quem fizer somente vídeo: Inicio dia 20/07/2019 até o final

Atividade de observação em sala cirúrgica e manuseio de instrumental laparoscópico em unidade hospitalar

20 horas

Inicio –31/08/2019

Término – 14/09/2019

Somente aos sábados o dia todo

Atividade Prática Monitorada

75 horas ou 13 procedimentos cirúrgicos

Vídeo: 5 cirurgias

Instrumentação Básica : 8 cirurgias

Inicio – 16/09/2019

Término – 26/10/2019

Total

325 horas





























TEÓRICAS: A Escola Técnica Fisma, reserva-se o direito de realizar o curso, desde que haja 25 (vinte e cinco) alunos matriculados.

PRÁTICAS: Após a conclusão das aulas teóricas e atividade de observação, as atividades práticas irão ocorrer durante a semana e aos sábados de acordo com a escala de estágio.


Horários

                A capacitação ocorrerá com aulas ministradas aos sábados (manhã/tarde). Horários aos sábados das 7h:30min  ás 12h:50min e das 13h15min ás 17h40min, totalizando 5 períodos por turno.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

        *     Comprovante de pagamento;

*     Certificado de conclusão do curso na área da saúde ou comprovante de matrícula.

*     Comprovante de endereço;

*     Apresentar o original e cópia RG;

*     Apresentar o original e cópia CPF,

*     Comprovante de conclusão instrumentação básica na Fisma (PARA O ALUNO QUE JÁ FEZ INSTRUMENTAÇÃO BÁSICA NA FISMA)


Local das Aulas Teóricas

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA

Av. José do Patrocínio, 26

CEP: 97010-260 – Santa Maria - RS

Fone: 3025-9741 ou 3025-9725

 

Certificação

Ao concluir, com 75% de frequência em todas as disciplinas, o aluno recebe o Certificado de Qualificação a Nível Médio, em Capacitação Instrumentação Cirúrgica - Com enfase em vídeo - cirurgia, com validade em todo território nacional.
 


Plano Financeiro -Curso Completo

PÚBLICO

A VISTA

6X

8X

 Alunos e Egressos da FISMA

2.241,00

395,91

302,54

Profissionais em Geral

2.490,00

439,91

336,15










Plano Financeiro - Ênfase em vídeo cirurgia


PÚBLICO

A VISTA

2X

4X

 Profissionais em Geral

810,00

425,25

218,70









A organização curricular deste Curso de Capacitação em instrumentação cirúrgica, prevê dois módulos. A sequência de desenvolvimento dos componentes curriculares de cada módulo ficará a critério da coordenação técnica e pedagógica do curso.


 Módulo I – Compõe-se das competências básicas teóricas, compreende as disciplinas de fundamentos da instrumentação, terminologias cirúrgicas, prevenção e controle de infecção, ética e relações humanas no trabalho. Totalizando 250 horas aula, para o bom andamento das atividades é importante que o número de alunos matriculados não ultrapasse 30 alunos. Subdivididas em 100 horas básica, 60 horas vídeo.


 Módulo II –Aulas expositivas de manuseio de instrumentais laparoscópicos no CME em unidade hospitalar. Sendo necessária esta visualização associada a prática devido alto custo destes instrumentais e ao suporte técnico envolvido para a manutenção dos mesmos.


 Módulo III– Compõe-se das competências práticas relativas aos Procedimentos de Trabalho em instrumentação cirúrgica. Neste momento os alunos serão divididos em grupos de prática com no máximo 5 alunos em cada grupo, totalizando 75 horas ou 13 procedimentos cirúrgicos contemplando a baixa, média e alta complexidade, subdivididos em 8 instrumentação básica, 5 vídeos cirurgias.


 MÓDULOS

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

I

 

*      Fundamentos da instrumentação – 160 h/a

- 100 hs básicas

- 60 vídeo

*      Terminologias cirúrgicas- 30h/a

*      Prevenção e controle de infecção- 20h/a

*      Ética e relações humanas do trabalho- 20h/a

230

II

*      Atividades Práticas supervisionadas de manuseio de instrumentais no CME em unidade hospitalar

20 h

III

*      Atividades Práticas supervisionadas

75 horas ou 13 procedimentos

8 instrumentações básicas

5 vídeos cirurgias

Total

325 h