Unidade 1 – Desenvolvimento típico de linguagem
1.1 – Conceito de fala e linguagem
1.2 – Desenvolvimento de linguagem: o que é esperado
para cada faixa etária?
1.3
– Discutir a linguagem como forma de expressão,
comunicação, representação e de interação social.
1.4
– Avaliação Observacional da linguagem e do desenvolvimento infantil (aspectos linguísticos,
cognitivos, o brincar)
Unidade 2 – Desenvolvimento atípico de Linguagem
2.1
– Quais as alterações mais frequentes de linguagem?
2.2
– Quando é considerado atraso de linguagem?
2.3
– Atraso ou distúrbio de linguagem?
2.4
– Quando encaminhar para terapia fonoaudiológica?
Unidade
3 – Fatores intervenientes mais comuns
que podem causar transtornos de linguagem
3.1
– Cuidados durante a gestação
3.2
– Relação entre audição e linguagem
3.3
– Síndromes mais comuns que alteram o desenvolvimento de linguagem
3.4
– Encaminhamentos, como proceder?
Unidade
4 - Classificação dos distúrbios de
linguagem oral na infância
4.1
– Distintas classificações e sua caracterização clínica dos distúrbios de
linguagem oral na infância
4.2
– Distúrbios específicos de linguagem
4.3
– Distúrbios psicogênicos
4.4
- Distúrbio de linguagem na deficiência intelectual